top of page
Foto do escritorPatricia Sartori

Gengivite e Periodontite - Causa e Tratamento

Gengivite e Periodontite. Você sabe o que são essas doenças e como preveni-las? Vou falar sobre esse assunto muito importante para a saúde bucal.


Antes de falar do assunto principal, você precisa saber o que é Periodontia. Ela é uma especialidade da odontologia que cuida dos tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva, o osso e o ligamento periodontal. Esses tecidos podem ser afetados por doenças inflamatórias causadas por bactérias que se acumulam na superfície dos dentes e formam a placa bacteriana. Se não for removida, a placa bacteriana pode endurecer e se transformar em tártaro, que só pode ser eliminado por um profissional. O Periodontista.


Agora que você conhece quem pode te ajudar, vamos fala sobre a Gengivite, que é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e no sulco gengival, que é aquele espaço entre o dente e a gengiva. A gengivite pode causar

sangramento, inchaço, vermelhidão e dor na gengiva, além de mau hálito. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, que é uma infecção mais grave que afeta os tecidos de sustentação dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. A periodontite pode provocar a formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam bactérias e tártaro, causando retração da gengiva, mobilidade e perda dos dentes.


Alguns os sintomas podem parecer desagradáveis e dolorosos mas, muitos passam despercebidos ou de forma passageira, o que permite muitas vezes que a doença evolua rápidamente. Por isso é importante estar atento e marcar uma consulta com o seu dentista para identificar e tratar.


Embora possa deixar danos irreversíveis – que terão de ser monitorados diariamente desde o diagnostico – são doenças tratáveis e o primeiro passo é uma consulta dentária (ou várias), para que se possa remover a placa bacteriana acumulada, os tecidos moles inflamados e avaliar o estado ósseo da boca. Existem também tratamentos a laser, assim como tratamentos medicamentosos complementares. Em casos de periodontite avançada, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. O tempo e o resultado do tratamento dependem do grau da doença periodontal, sendo necessário sessões básicas, moderadas ou avançadas.


Mas como evitar essas doenças? A melhor forma de prevenir a gengivite e a periodontite é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando fio dental diariamente e enxaguante bucal com flúor. Também é importante visitar o dentista regularmente para fazer uma limpeza profissional e remover o tártaro que se forma nos dentes. Outros fatores que podem ajudar a prevenir as doenças periodontais são evitar o cigarro, controlar o diabetes, ter uma alimentação saudável e equilibrada e ficar atento às mudanças hormonais que podem afetar a gengiva.


Agora que você já sabe o que são a gengivite e a periodontite e como preveni-las, não deixe de cuidar da sua saúde bucal e da sua gengiva. Lembre-se que elas são essenciais para um sorriso bonito e saudável.




Comments


bottom of page